Compartilhe essa reportagem:

Aviso de risco geológico foi emitido pela Defesa Civil e é válido até terça-feira (29)

Após a cidade de Belo Horizonte (MG) ser atingida por fortes temporais durante o fim de semana e em virtude da previsão de novas chuvas, a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco geológico de grande intensidade nas regionais oeste, noroeste, centro-sul, nordeste e Pampulha.
Para o Regional Venda Nova, a chance de risco é considerada moderada. Os alertas são válidos até a próxima terça-feira (29).

A Defesa Civil recomenda que a população, principalmente que vive em áreas de risco, observe o nível de agua acumulada no solo. Deve-se verificar sinais em construções e adotar cuidados redobrados com possíveis quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

O órgão fez ainda um alerta para a manutenção preventiva de muros, que é essencial para evitar desabamentos. Muros com rachaduras, inclinações, ou sinais de desgaste devem ser inspecionados e reparados, pois podem ceder e causar acidentes.

No último fim de semana, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma serie de ocorrências relacionadas a quedas de muros, Umas delas foi na avenida Alberto Cintra, na capital mineira, onde um muro de cerca de 5 metros caiu sobre dois veículos que estavam estacionados. Segundo os bombeiros, não houve vítimas.

Nesta segunda-feira (28), a previsão do tempo para a capital mineira é de pancadas de chuva (50 a 70 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Minas Gerais, há o “alerta amarelo”, que significa “perigo potencial” de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas para 729 municípios, que podem enfrentar chuvas de até 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.

Fique alerta para os seguintes sinais

  • Trinca nas paredes
  • Água empoçando no quintal
  • Portas e janelas emperrando
  • Rachaduras no solo
  • Água minando da base do barranco
  • Inclinação de poste ou árvores
  • Muros e paredes estufados
  • Estalos

Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *